que os compradores de carros no Reino Unido estão sendo sobrecarregados de £ 300 milhões por ano por revendedores que desejam aumentar sua comissão, de acordo com o cão de guarda financeiro do Reino Unido.
Uma investigação da Autoridade de Conduta Financeira (FCA) descobriu que alguns consumidores que compram carros em finanças estão pagando mais de £ 1.000 a mais do que deveriam ser durante um contrato de quatro anos.
Anúncio – Artigo continua abaixo
• Finanças do carro explicadas: Como pagar pelo seu carro novo
Em seu relatório, a FCA disse que estava preocupado que os acordos de comissão que operam no setor de finanças motoras pudessem estar levando a danos significativos ao consumidor.
A organização destacou um modelo específico em que a Comissão de Corretores está vinculada às taxas de juros do consumidor e permite que o corretor defina essa taxa. Isso resulta em um conflito de interesses, pois o corretor tem um forte incentivo para aumentar a taxa de juros para fazer mais comissão.
A análise da FCA abordou cerca de 60 % do mercado e descobriu que, em um típico acordo de finanças motoras de quatro anos de £ 10.000, os clientes estavam sendo sobrecarregados em até 1.100 libras.
• As melhores ofertas de carro financeiro de 0% 2019
Jonathan Davidson, diretor executivo de supervisão de varejo e autorizações da FCA, condenou os revendedores de carros por “sobrecarregar clientes desavisados mais de mil libras em acusações de juros para obter maiores pagamentos de comissão”.
Davidson descreveu a situação como “inaceitável” e disse que a FCA “agirá para abordar os danos causados por esse modelo de negócios”.
Ele acrescentou: “Também temos preocupações de que as empresas possam não cumprir as obrigações existentes em relação à divulgação e explicações pré-contratem. Isso simplesmente não é bom o suficiente e esperamos que as empresas revisem suas operações para abordar nossas preocupações. ”
• As empresas de seguro de carro enfrentam sonda de autoridade de conduta financeira
Em uma declaração, a associação financeira e de leasing parecia descartar o relatório, dizendo que “baseia-se amplamente em informações desatualizadas e, portanto, não reflete o progresso considerável que o mercado já fez para se afastar de tais estruturas” .
Enquanto isso, Sue Robinson, diretora da Associação Nacional de Revendedores franqueados, disse: “Os varejistas franqueados tomam medidas rigorosas para estar em conformidade com as regras de crédito do consumidor e só podem oferecer finanças de carro sob condições estritas”.
Ela pediu aos consumidores que “visitassem varejistas franqueados confiáveis e fizessem compras antes de concordar com quaisquer acordos financeiros”.
Você já foi sobrecarregado em suas finanças de carro? Deixe-nos saber nos comentários…